Alimentação equilibrada
Uma alimentação equilibrada deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, equilibrada nos seus componentes e adequada à sua finalidade (nutrir e manter a vida) e ao organismo a que se destina.
Nutrientes
São produtos que resultam da transformação dos alimentos pelo processo digestivo. Cada nutriente desempenha um papel específico no organismo e se qualquer um deles estiver deficiente ou ausente, uma função essencial não se realizará adequadamente.
É toda substância que exerce a função de nutrição no organismo, para o crescimento, manutenção e reparo dos tecidos, regula os processos metabólicos e fornecem energia às funções fisiológicas.
Agrupam-se em:
§ Proteínas
§ Hidratos de carbono (glúcidos)
§ Gorduras (lípidos)
§ Vitaminas
§ Sais Minerais e Oligoelementos
§ Fibras e Água
Os hidratos de carbono, as proteínas, os lípidos e as fibras são chamados de Macronutrientes e as vitaminas e os sais minerais são conhecidos como Micronutrientes.
A nutrição adequada é um dos factores fundamentais no desempenho físico, responsável pela formação de novos tecidos e principalmente para a reposição das perdas de nutrientes que ocorrem durante o exercício.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutri%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutri%C3%A7%C3%A3o
0 comentários:
Enviar um comentário